Internet Explorer, a desgraça da web!

Tecnologia

Quem nunca teve que finalizar esta tarefa? Quem nunca esperou um tempo a mais para carregar página? Quem nunca abriu a página e viu que tinha algo estranho ou mal posicionado? Quem nunca abriu uma página e necessitou habilitar/desabilitar ou instalar activex? Enfim, quem nunca abriu uma página com “pau”?

Se alguém conseguiu essa façanha existem apenas duas alternativas, ou não usa internet ou teve a sorte, a megasena, telesena, sortudinha, totobola de não usar o adorável browser da Microsoft, o Internet Explorer (I.E).

Bom… Por que essa ironia?

Gastaríamos os dedos escrevendo os motivos disso, mas lá vão alguns para deixá-lo a par da fatídica situação.

1-> Existem tags, principalmente css que só ele implementa fora dos padrões da W3C (entidade que define padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web) . Isso faz com que as páginas tenham formas de visualização de uma maneira única nele. Muitos devem achar isso uma vantagem, mas vai fazer algo que queria que todo mundo possa ver da mesma forma… Isso é um problemão, forçando os desenvolvedores “gambiarrar” seus códigos.

2-> Posicionamento de elementos HTML próprio. Sim! Os desenvolvedores ao fazerem um layout, geralmente por terem mais conhecimento, usam inicialmente coisas mais decentes como Firefox, Opera , Safari, chrome, etc… e nos primeiros testes geralmente as páginas apresentam uma proximidade de funcionamento homogêneo nestes browsers, quando abrem no IE, principalmente no IE6 é quase impossível a página não ser exibida como um “farol desregulado”. Isso e mais outros milhões de motivos fazem com que este browser receba o título da comunidade desenvolvedora de IEca, sim… IEca! Porque inevitável a página não ficar uma bosta e muitas vezes perdermos horas e horas adequando.

3-> Uniplataforma, não roda em outros sistemas operacionais, apenas emulando. Isto é uma desvantagem grande já que na atualidade sistemas UNIX estão cada vez mais crescendo e sendo utilizados.

4 -> Falta de criatividade e esforço dos desenvolvedores da Microsoft (filhos da p.), sim isso tem que admitir! As abas foram inventadas pelos desenvolvedores do Firefox, e facilitam muito no reaproveitamento de memória, processo e até mesmo compactação da interface(genial não?). Tudo bem que os demais browsers incorporassem a idéia porque são simplesmente LIVRES, mas o que espera-se por algo pago? É que no mínimo seja melhor! Então ficamos aguardando o IEca 7… O que teria de novo? O que poderia ter para superar o Firefox? Naaaaaaaadaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Pior que isso, copiou na “cara-dura” e meteu abas no meio da fuça!

Um pequeno demonstrativo entre seu principal concorrente pode ser visto no seguinte link: http://h2odeskmod.wordpress.com/2007/10/21/veja-as-vantagens-do-firefox-encima-do-ieca/

5-> E prometo que vou parar por aqui! A tela abaixo diz o sentimento de todos para com esse browser.

Ieca!

Ieca!

Enfim, como desenvolvedor e usuário peço a todos de joelhos, implorando, suplicando e rastejando. Por favor, parem de usar esta merda!

Desenvolvedores da Microsoft tirem este browser de suas distribuições, façam um acordo com a Google para incorporar o Chrome, ou com a Mozilla Foundation para incorporar o Firefox, ou com o Papa para benzer todas as máquinas com Windows!

Para baixar outros browser:

Firefox: http://br.mozdev.org/firefox/download.html

Chrome: http://www.google.com/chrome

Opera: http://www.opera.com/download/

Atenciosamente, Luiz Fogliato Junior

23 repostas

  1. André  •  novembro 29, 2008 @10:40 am

    Onde eu assino?

    :D

  2. Daniel  •  novembro 29, 2008 @10:52 am

    É realmente uma desgraça, ainda bem que não uso o IE já tem anos.

  3. Lucas Dotto  •  novembro 29, 2008 @10:56 am

    Traduzindo: Aquele filho da p*** (eu) faz os layouts cheios de frescurinhas pra tudo que é lado, a gente (eles, do desenvolvimento) programa, posiciona quase tudo com CSS e vizualiza no nosso navegador padrão (Firefox): maravilha!

    Até que, de repente, de um canto sombrio da agência, alguém solta: “já viram como fica no I.E.?”

    Aí tu clica no iconezinho azul, cola a URL e lá está! Algo que parece um site… que derreteu no sol. Aí só me resta dizer ao desenvolvimento: TE VIRA NEGÃO!

  4. Andre  •  novembro 29, 2008 @11:00 am

    haha..

    mas lembrando e aquele nosso saco de pancada da agência??
    Ainda ta de pé?
    Sabe né… bate aquela raivinha…
    :P

  5. Byron Cerda  •  dezembro 1, 2008 @12:36 am

    Não tenho nada contra com IE ou contra qualquer outro navegador, apenas sinto falta de uma falta padronização entre os navegadores, cada um renderiza como bem entende, muitas vezes diferenças minusculas, de um pixel, mas que é suficiente para f**** um layout. Pois se queremos um site profissional, com capacidade de visualização em qualquer navegador e qualquer resolução, acabamos gastando o dobro do tempo em desenvolvimento tudo devido a falta de uma maior padronização de renderização.

    Concordo que o firefox é superior, porém o IE ainda está “incrustado” nos pcs de milhões de usuários pelo mundo e grande parte deles mal sabe postar suas fotos no orkut, instalar um novo navegador então….fora de questão.
    Portando o IE não pode ser ignorado….pelo menos ainda não.

  6. Fogliato  •  dezembro 1, 2008 @9:54 am

    A questão não é ser contra o IE e sim as limitações dele que nós conhecemos. Problemas de padronização podem muitas vezes ser contornados por funções de detecção de browser(claro que é melhor desenvolver sem precisarmos disso). O problema de posicionamento é apenas um dentre vários, o IE se contradiz em seus cálculos do IE6 para o IE7, coisa que geralmente os outros browsers mantêm. Diga-se de passagem que isso acontece porque justamente o IE não segue muito os padrões e pior que isso, inventa outros para nos dar trabalho de adaptação, mas a microssoft esta começando a dar o “braço a torcer”, para interar melhor os leitores do assunto leiam a seguinte matéria: http://br-net.org/post/ie-8-ira-renderizar-paginas-mais-compativeis-so-para-alguns
    Para este post por exemplo, em todos os browsers, sem exceção, funcionaram sem quebra de layout, até no firefox 1.5 e só no IE6 que não porque não identificava algumas tags, então lá fui arrumar para que todos conseguisse ler.
    Não só o Firefox é superior, até mesmo o novo browser da google também é superior, o safari também é superior…
    O IE não apenas está “incrustado” como continuará incrustado por muito tempo.

    Vejam os dados abaixo:

    Internet Explore da Microsoft (60,2 por cento), do Firefox da Mozilla (30,1 por cento) e do Safari da Apple (4,3 por cento), Chrome(2,6 por cento) e Opera (1,4 por cento).

    Alguns anos atrás seria algo em torno de 90% para o IE…

    60% do mercado é muito graças o monopólio da microssoft que ainda persiste.
    Mas acredito que com a evolução de uso das pessoas isso possa sumir ou pelo menos minimizar ainda mais com o tempo, o número de usuários no Brasil quase duplicou nos últimos dois anos, e estes usuários e no mundo também evoluirão com a maior popularização da computação.

  7. Daniel  •  dezembro 1, 2008 @10:47 am

    Eu não acho que vá evoluir, não se depender apenas das pessoas.

    Pessoas que já utilizam o firefox são as que procuraram informações sobre o assunto, as que ainda não utilizaram, nunca pesquisaram sobre o assunto e nem vão pesquisar, pois não fazem questão. Algumas inclusive não confiam em colocar suas informacões como senhas de banco em um navegador chamado Firefox de uma tal fundação chamada mozilla, eu já fui questionado sobre isso.

    A única chance de isso mudar, está nas mãos do google, em janeiro sai a versão final do Chrome e uma campanha de marketing agressiva seria essencial, além da parceria com dell entre outras para pre-instalar o chrome nos pcs, na qual já foi divulgada.

    E porque eu digo marketing? Porque as pessoas são movidas pelo que está na mídia ou o que está na “moda”, é só ver como foi a guerra MSN x ICQ um programa inferior (MSN) venceu o superior (ICQ) por causa da propaganda, principalmente patrocinando programas na MTV no mundo todo.

    Enquanto ninguém fizer isso, não vai adiantar nada.

  8. Fogliato  •  dezembro 1, 2008 @11:36 am

    O internet explorer perdeu mais de 20% dos seus usuários e isto vem aumentando. Tem certeza que não vai evoluir?
    O fato de utilizar firefox não necessariamente tem haver com buscar informações, as vezes a informação chega até ela, como por exemplo: alguém que conhece vai lá e explica. Na minha casa por exemplo, minha irmã, irmão, sobrinha e cia, são usuários comuns(não informatas), que não vão atraz do assunto, mas usam o firefox porque expliquei a elas. Tenho certeza que existem outras pessoas que fazem o mesmo(você faz isso), ou que simplesmente recebam a informação por outros meios. A ação da comunidade conta muito, e as ações serão ainda mais vultuosas com a popularização de outras alternativas. Uma fatia 30.2 % do mercado é algo irrevogavelmente considerável. Claro e concordo em todos os sentidos que se tivesse um marketing pesado ai sim cairia por terra.
    Tomara e estou torcendo para que a google consiga tal façanha.

  9. Daniel  •  dezembro 1, 2008 @3:19 pm

    Claro que não tenho certeza, não depende de mim.

    O usuário é preguiçoso em sua maioria e tem dificuldades em mudar de hábitos. “Pra que aprender a usar o firefox se posso usar o IE?” já recebi essa pergunta inúmeras vezes, e não adianta argumentar porque simplesmente falam “a mas ta funcionando, pra mim ta bom…” é assim que é.

  10. Fogliato  •  dezembro 1, 2008 @4:49 pm

    Você AFIRMOU o seguinte:

    Eu não acho que vá evoluir, não se depender apenas das pessoas…

    Ai eu digo: O internet explorer perdeu mais de 20% dos seus usuários e isto vem aumentando. Tem certeza que não vai evoluir?…

    Ai você diz: Claro que não tenho certeza, não depende de mim…

    Pô Daniel, eu esperando um argumento diferente para “engrossar o caldo” e você se contradiz… Já perdeu a graça esse POST. hehehehehehe

  11. Daniel  •  dezembro 1, 2008 @7:04 pm

    Achar é diferente de ter certeza, não posso afirmar o imprevisivel, posso ACHAR, minha opinião.

  12. Fogliato  •  dezembro 2, 2008 @12:06 am

    Kra, os dados mostram isso, tudo indica tal fato. Nem mesmo o windows irá ter o monopolio para sempre, sempre vão surgindo outras alternativas que de alguma forma mudarão o cenário atual embora leve centenas de anos.
    Veja definições da wikipedia, estão desatualizadas mas já algo bem esclarecedor:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Navegador

    Vi também este programa do disovery muito massa:

    http://www.discoverybrasil.com/internet/show.shtml

    Recomendo aos internautas a dar uma olhada.

    Se pesquisarmos no google sobre o mercado de browsers poderá se observar as inúmeras matéria sobre assunto, na maioria falando da perda de força do IE.
    Somente este ano ele perdeu 4,2%.do mercado(http://www.depositonaweb.com.br/2008/11/11/uso-do-firefox-atinge-recorde-e-internet-explorer-cai/)

    Em vista de tudo isso posso dizer que tenho certeza, é apenas uma questão de tempo…

  13. André Baptista  •  dezembro 3, 2008 @2:49 pm

    Site bem interessante.. que mostra as estatisticas dos browser’s mais utilizados…

    dezembro 2008
    http://marketshare.hitslink.com/firefox-market-share.aspx?sample=28&qprid=0&qpdt=1&qpct=3&qpcal=1&qptimeframe=M&qpsp=119

    View Trend Microsoft Internet Explorer 69.77%
    View Trend Firefox 20.78%
    View Trend Safari 7.13%
    View Trend Chrome 0.83%
    View Trend Opera 0.71%
    View Trend Netscape 0.53%
    View Trend Mozilla 0.08%

  14. Fogliato  •  dezembro 5, 2008 @3:03 pm

    Boa estatística André…

    Infelizmente isso nos força a fazer sites mais baseados em IE do que outros browsers, claro que sem deixá-los de lado.

    Em breve farei um POST demonstrando como turbinar o Firefox.

    Com direito a abas em 3d, temas superfodões, ferramentas que auxiliarão a desfrutar o melhor da web.

  15. Felipe Castro  •  dezembro 5, 2008 @4:27 pm

    Achei esse post meio ordinario.

    Primeiro pela linguagem utilizada. Tudo bem, é uma agencia de comunicacao… o pessoal é cool; esse espaco é mesmo pra extravazar; liberar as energias. Ainda assim, é a imagem da empresa. Voces (”da comunicacao”) mais do que ninguem sabem que “sede nao é nada”

    Depois, porque é meio inutil. As pessoas nao vao trocar o broswer só porque voce tem maus momentos na hora de colocar a ideia na pratica. Isso é problema seu meu caro ;)

    Bom, pra finalizar Sem ser chato. Voce deve ter percebido que o broswer esta se tornando uma ferramenta nao só para navegar na internet. É tendencia que o navegador se torne (exerca funcoes) de sistemas mais complexos. Voce deve ter visto: editores de texto, planilhas, editores de fotos… até mesmo complexos sistemas de gerenciamento como: CRM, ERP, SRM, etc.
    Nao foi por esporte que o google desenvolveu o seu proprio navegador, quem quer ficar fora da jogada? Agora, voce acha mesmo que a Microsoft vai abrir mao do brinquedinho? Voce pode trazer sua bola, mas o campinho é deles.

    -Daniel, concordo com voce: midia é fundamental. Mas o elefante precisa de 4 Pernas pra levantar. Foi muito bem colocado quem citou que o Google quer colocar o seu navegador na Dell. Mesmo com toda midia do mundo, o IE nao teria tanto sucesso se nao viesse com o Windows. E, o Chrome vai patinar se nao for Distribuido nos computadores, se nao for um bom Produto, se nao for bem Promovido e se nao for de Graca :D.

    Entao, nao se preste fazendo um post sobre como turbinar o Firefox, alguem ja fez isso:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=como+turbinar+o+Firefox&meta=

    Aprenda a fazer magica, que os bobos, como eu, vao comprar de voce amanha.

    Abracos a todos.

  16. Fogliato  •  dezembro 5, 2008 @5:15 pm

    Apenas alguns pontos meu amigo:
    1 -> Como você mesmo disse é um espaço para extravasar, então não coloque defeito onde não existe. As pessoas que estão lendo isso sabem que não tem nada a ver e que isso não afeta a imagem da nossa empresa. Bem pelo contrário, é completamente esclarecedor e um tanto quanto polêmico ao ponto de fazer um cara como você deixar seu comentário.
    2 -> Não temos maus momentos para colocar as idéias em prática. Aquilo que desenvolvemos objetivamos, testamos e rodamos em todos os browsers.
    A idéia do POST é simplesmente demonstrar as pessoas a incapacidade deste browser.
    3 -> Seria muita ignorância pensar que isso é problema só meu sendo que existe um mundo de usuários e desenvolvedores que giram em torno deste assunto.
    4 -> Por enquanto o brinquedinho é o deles, um dia o Windows ou qualquer outro SO que vir a monopolizar irá cair fora, isso é ciclo do mercado.
    5 -> É obvio que existe POSTS aos montes, mas geralmente com conteúdos soltos e tenho a absoluta certeza que não reúne aquilo que pretendo colocar(se é que vou colocar), se por acaso eu conseguir tempo para colocar, pode ter certeza que irá surpreender com algo novo.
    6 e última objeção. Essa é para aqueles que se acham os sabidões em querer reafirmar que não adianta, que o IE nunca vai cair. Felizmente eu não tinha visto uma pesquisa de uma entidade mais séria a respeito da utilização de browser.

    http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

    O Firefox está com 44.2% de uso no mês de novembro de 2008.

    Não acredito em mágica e sim em conhecimento para demonstrar o que realmente acontece.

  17. Daniel  •  dezembro 5, 2008 @5:40 pm

    Quando fizemos esse blog, pensamos sempre em deixar todos postarem, e postarem como quizessem, é não apenas uma forma de “liberar” o stress, como de interacão, essa mesma que estamos tendo agora, que de certa forma é boa para nós.

    Se você não gostou do post, ninguém vai conseguir fazer você gostar, mas lembre-se, somos uma equipe e todos vão criar seus posts, quem sabe alguém consiga te agradar (ou não). Isso acontece(rá) com todos nós, agradaremos uns ou outros, e não apenas num blog mas como na vida.

    Sobre o Chrome, concordo com você, ele vai patinar se não utilizar todos os meios possíveis nessa guerra, pois além da microsoft se adaptar facilmente copiando recursos, ela ainda tem um grande poder em mãos.

  18. André Baptista  •  dezembro 5, 2008 @5:43 pm

    @Felipe Castro..
    Este tópico foi para explicarmos melhor a diferença do Internet Explorer para os demais navegadores, sendo que quando estamos desenvolvendo um site,
    temos que fazer diversos testes em diversos navegadores,
    só que como qualquer outra linguagem, o “HTML” tem seus padrões de desenvolvimento(programação).

    Quando estamos no processo de desenvolvimento de um site, temos que rodar o mesmo para ver se o resultado vai ser como programamos, só que na maioria dos Browser’s o resultado sai beleza, de acordo como digitamos no código, ai vamos testar no Browser da Microsoft.. e ta feita o “estrago” o que vc programou pra esquerda, vai pra direita e mais um “mundarel” de erros, ai você tem que fazer um arquivo separado somente para o Internet Explorer e isto acaba nos causando uma “baita” perda de tempo. E geralmente o que vc programa para o Internet Explorer 6, no IE7 roda com problemas e vice-versa, já digitamos 3 arquivos para fazer o código rodar como queremos nos navegadores.
    2 para o Brinquedinho da Microsoft e outros para os demais navegadores…
    Acredito que deve haver algo de errado, não acha?

    Enfim pela Microsoft não desenvolver o seu navegador de acordo com os padroões da WEB, esse nosso contra-tempo vai sempre existir.

    E é tão óbivio que a Microsoft “não vai se desfazer do seu brinquedinho” como você disse acima.. mas querendo ou não eles vão ter que dar o “braço a torcer” e isto não é só eu que estou falando as estatisticas estão mostrando cada vez mais a queda deles, por mais que eles sejam os donos do “CAMPINHO” a Bola deles ta cada vez mais murxa.

    E se continuarem com essa “bagaça” a casa vai cair para o lado deles.

    PS: Editado palavrões.. achei pesado mesmo.. :D

  19. Fernanda  •  dezembro 5, 2008 @5:52 pm

    Aiaiaiiii concordo com o Daniel, afinal nem todos tem a mesma opinião, blogs são espaços para discussões, e nós como pessoas da comunicação, se ficarmos privando idéias e opiniões deixariamos de ser da comunicação, para passar a pertencer ao grupo da repressão.
    Julgar um post ou uma idéia pelos nossos pré-conceitos seria muito ridiculo, até porque lidamos com público, com gente, e hoje em dia a publicidade, a comunicação em si é moldada no perfil de váriasssssssssssssss pessoass, com diversas personalidades.

  20. Felipe Castro  •  dezembro 5, 2008 @7:17 pm

    E ai pessoal,

    Realmente, achei o site interessante e acho que o blog tem potencial. Dificilmente eu comento em blogs; nao teria feito se achasse o site ruim. Enfim: o site esta nos meus favoritos. Daniel, Fogliato, eu li o post novamente e continuo nao gostando, mas foi bom te-lo postado. Eu me interesso por esse assunto e eventualmente vou concordar com outros posts que voce venha a publicar.

    Fico feliz que todos concordemos que somos pessoas com gostos e preferencias diferentes uma da outra e que esse espaco é justamente para expressar isso.

    André, (eu nao sei se voce trabalha na citruz, vou assumir que sim) a preocupacao de voces em fazer com que todos recebam a mensagem corretamente, mostra que a agencia esta no caminho certo. Por outro lado, acho desnecessario o uso de merda, caralho, etc. E, isso afeta a imagem que eu percebo da empresa.
    Nao queria encher linguica, mas nesse ponto que chegou a discussao acho bom deixar clara minha opniao: voces precisam ‘agradar’ ao cliente (e isso tambem é discutivel, mas nao vem ao caso). Eu sou apenas um curioso que acredita em magica.

    http://www.youtube.com/watch?v=znLqMBBYw7Y

    abracos.

  21. Lucas Dotto  •  dezembro 5, 2008 @10:30 pm

    Particularmente concordo que não deva existir aqui, como em nenhum outro meio que se proponha a ser de troca e discussão, qualquer tipo de “censura” (salvo casos agressivos ou depreciativos).

    Na verdade o que me “incomodou” um pouco quando li o comentário de Felipe não foi a OPINIÃO dele que, aliás, esta bem posta e argumentada, mas sim o tom aparentemente arrogante e de desdém para com o post do Fogliato e principalmente ao se referir ao “pessoal cool” da agência. Issó foi uma impressão pessoal.

    Quanto a linguagem utilizada no post (nesse e para os próximos), acho que realmente é algo que pode ser discutido internamente. Concordo que o uso de certas palavras podem ofender e ir muito além do “descompromisso” com a formalidade que a Citruz quer passar sendo uma agência inovadora, diferenciada, etc. Mas de certa forma também estaríamos adotando a censura em nossos posts.

    Resumo da ópera: acho muito bom que um post tenha gerado tanta discussão, e que isso ainda aconteça com muitos outros, desde que respeitosa e amistosamente. Fico contente que alguém “de fora” da agência tenha se envolvido e pretenda comentar regularmente (pelo que entendi), e, principalmente, que tenha não tenha “achado o site ruim”.

  22. Larissa  •  dezembro 6, 2008 @10:02 am

    Como disse a Fernanda, lidamos com diversas personalidades, incluindo as esquizofrênicas…

  23. хостинг  •  novembro 21, 2009 @8:47 am

    intiresno muito, obrigado

deixe seu comentário

tag's permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>